Como definir e manter limites energéticos

Você tem dificuldade em dizer não a certas coisas ou pessoas? É difícil para você não largar tudo para fazer um favor a alguém, ou se estressar porque quer ajudar alguém, ou se envolver em tantas coisas quanto possível? Se sim, você pode se beneficiar aprendendo a criar e manter limites energéticos. 

Proteção Energética para Empatas

Estabelecer limites energéticos pode ser especialmente desafiador para pessoas empáticas ou altamente sensíveis. Pessoas empáticas querem estar presentes para todos e apoiá-los de todas as maneiras possíveis, mas é essencial lembrar que você não pode cuidar de ninguém se não cuidar de si mesmo! Se você é empático, altamente sensível ou empático, estabelecer limites e proteger sua energia torna-se ainda mais importante!

Proteja sua energia com limites fortes

Pode ser difícil proteger sua energia e estabelecer limites, especialmente com as pessoas que você ama. Tente estabelecer essas práticas e praticá-las diariamente para que sejam uma resposta natural. Mesmo que você esteja apenas começando a aprender a estabelecer limites agora, essas dicas ainda ajudarão. 

  1. Ouça seu corpo. Quando você se encontrar em uma situação em que lhe pedem para fazer algo, reserve um momento para se questionar. Pergunte a si mesmo: dizer “sim” me faz sentir expandido ou contraído? Em seguida, observe como seu corpo se sente. Quando você se faz essa pergunta e se sente contraído, chateado, tenso ou estressado, é um sinal para si mesmo de que não é certo prosseguir com esse pedido. Sentir-se expandido, leve, feliz ou relaxado, por outro lado, é um sinal para prosseguir com a solicitação – já que parece certo para o seu corpo.
  2. Estabeleça limites energéticos fortes e consistentes, mantendo à distância pessoas que lhe causam estresse constante ou situações que lhe trazem ansiedade. Isso não é egoísmo, é escolher proteger sua felicidade e bem-estar.
  3. Afaste-se das fontes de energia negativa e libere-as quando elas surgirem.
  4.  Liberar a Parede do Coração pode ter um grande impacto na sua capacidade de estabelecer limites saudáveis. À medida que passamos pela vida, as emoções que vivenciamos podem ficar presas em nossos corações, num esforço do nosso subconsciente para nos proteger. A Parede do Coração® começa a atuar como um filtro para os ritmos naturais do coração, impactando nossa capacidade de ouvir nossa intuição e nosso coração. 
  5. Concentre-se com técnicas de respiração profunda. Inspire vibrações positivas e puras e expire as energias negativas. Tente visualizar as energias, talvez atribuindo uma cor a cada uma e “observando” como elas fluem para dentro e para fora.
  6. Pratique meditação. Reserve alguns minutos em um local tranquilo, como um banheiro ou um quarto vazio, e concentre-se.
  7. Identifique uma técnica de proteção e pratique-a diariamente, mesmo depois dos feriados. Pense na proteção como um Patrono das histórias de Harry Potter — um guardião brilhante e radiante que o envolve em uma bolha de proteção energética.
  8. Conheça seus limites sociais. Se mais do que algumas horas prejudicam seu espírito, reconheça isso e certifique-se de que haja acordos que lhe permitam sair quando necessário.
  9. Respeite suas próprias necessidades. Se uma conversa excessivamente alta for insuportável, afaste-se.
  10. Fortaleça-se antes de situações estressantes. Passe um tempo de qualidade sozinho meditando, caminhando ou fazendo qualquer coisa que o ajude a se sentir forte e confiante.
  11. Simplesmente diga não. “Não” é uma frase completa. Você precisa cuidar de si mesmo primeiro, e pode não ser capaz de fazer tudo o que as pessoas pedem. Diga não e saiba que não precisa se explicar. É simples assim.

Por que é tão difícil dizer não?

Agradar as pessoas geralmente é motivado por boas intenções. Queremos ser gentis! Queremos sinceramente ajudar. Não queremos ser vistos como egoístas, inúteis ou incapazes. Ou talvez sintamos que dizer não levará a um confronto indesejado. Sejam quais forem os seus motivos, isso pode levar a se sentir sobrecarregado ou a negligenciar suas próprias necessidades por estar tão ocupado tentando agradar a todos. Para todos vocês que gostam de agradar as pessoas, temos uma coisa a dizer — Parem com isso (por favor). 😉 Existem muitos métodos — incluindo cura energética — que podem ajudar você a estabelecer limites para proteger sua energia.

Aprendendo a estabelecer limites e dizer não

Se dizer não é algo novo para você, pode ser útil ter essas técnicas em mãos para o momento em que alguém lhe pedir algo. Muitas vezes, o obstáculo que se interpõe entre você e uma recusa educada pode ser tão simples quanto dizer as palavras ou saber como responder sem pensar muito. Com isso em mente, aqui estão algumas maneiras literais de dizer não educadamente.

Mantenha a simplicidade

Você pode ser direto e ainda assim ser educado. Diga algo como: “Agradeço muito que tenha pensado em mim, mas estou com muita coisa para fazer outra coisa”. Ou pode tentar: “Obrigado pelo convite, mas infelizmente já estou com a agenda lotada”. Lembre-se de que você não fez nada de errado e não precisa se desculpar. Você está simplesmente optando por não participar para o seu próprio bem e aprendendo a dizer não às coisas.

Adiar para mais tarde

Se você não sabe o que dizer no momento, pode ganhar algum tempo para responder dizendo: “Preciso mesmo verificar minha carga de trabalho e entrar em contato com você”. Depois, você pode pensar no assunto, analisar suas prioridades ou pensar em uma maneira de recusar diplomaticamente, se for isso que você quer fazer.

Seja honesto

Se lhe pedirem para fazer algo que você simplesmente não quer fazer (como uma atividade social que você não gosta ou um encontro com alguém em quem você não está interessado), tente algo como: “Estou feliz que você me convidou, mas isso não condiz com meus objetivos agora” ou “Estou lisonjeado, mas para ser honesto, acho que não deveríamos complicar nossa amizade namorando”. Você também pode ser mais franco e dizer a eles que não quer dar a eles uma impressão errada de seus sentimentos ou preferências ao dizer sim para um encontro ou atividade social.

Se a outra pessoa for um bom amigo ou familiar, você pode até explicar que tem trabalhado sua capacidade de dizer não e que fazer isso é, na verdade, para seu próprio benefício emocional ou mental. Se ela te ama, provavelmente entenderá.

Mantenha o seu “não” em perspectiva

Ao aprender a dizer não, lembre-se de que você está simplesmente recusando um pedido, não rejeitando uma pessoa. Você pode amar e respeitar a pessoa que faz o pedido, mas não deixe que isso o faça se sentir obrigado. É provável que ela entenda completamente — especialmente se você for gentil e reafirmar seu carinho por ela na sua resposta.

Elimine a bagagem emocional

Poderia haver uma emoção aprisionada que o torna mais propenso a agradar aos outros e a ultrapassar seus próprios limites? Aprender a dizer não pode ser mais fácil se você remover essa energia emocional com o Código da Emoção® . 

Estabelecendo Limites Energéticos 

Estabelecer limites pode parecer difícil, mas na verdade beneficia a todos! Continue lendo para conferir a história sobre como estabelecer limites, contada por um de nossos maravilhosos praticantes de cura energética, Charan Surdhar, de Massachusetts, EUA.

Alguém me procurou e queria fazer sessões [de cura energética] comigo, mas disse que era muito caro, perguntando se eu poderia reduzir o preço. No passado, eu teria reagido com medo. Por quê? Porque uma enxurrada de situações teria me ocorrido. “Vou perder um cliente, preciso fazer o que puder para mantê-lo, clientes são difíceis de encontrar, etc., etc.” Você entendeu a essência, tenho certeza. O que aprendi é a encontrar um lugar de silêncio dentro de mim. Enquanto faço outras coisas, me honro e não respondo imediatamente. Eu realmente me sintonizo com meu coração para ver o que preciso fazer nessa situação. Depois de refletir por alguns dias, respondi dizendo o que parecia certo fazer naquela situação, sugerindo que tivéssemos uma sessão por mês para reduzir o custo. Ela então me respondeu com o seguinte (e tenho permissão dela para compartilhar isso):

Caro Charan, obrigado pela sua resposta. Quero me desculpar pela minha mensagem anterior. Eu estava realmente em pânico e completamente reagindo. Aprendi uma lição tão valiosa com você – parece que tinha que ser assim. Você se valoriza, valoriza o seu tempo. Posso aprender muito com você. Eu, infelizmente, não faço isso por mim mesmo… Sua resposta abriu meus olhos e deixou claro… Eu realmente valorizo ​​muito o seu trabalho e sua contribuição. Desejo-lhe tudo de bom e obrigado por abrir meus olhos.

Quando nos permitimos ser verdadeiros conosco mesmos, não apenas estamos sendo autênticos, mas as decisões são tomadas a partir de um espaço de amor, e isso permite que o outro veja a sua verdade também. Dessa forma, a cura acontece. Não se trata de dinheiro, mas de quanto você valoriza a SI MESMO e o trabalho que faz, e isso se resume à autoestima, porque o dinheiro é, na verdade, uma troca de energia. Há tantas maneiras em nossas interações cotidianas pelas quais somos chamados a responder, e a questão é: podemos responder com autenticidade e com a nossa própria verdade, com compaixão primeiro por nós mesmos e depois pelos outros?

Tomar decisões baseadas na sua verdade é onde a mágica acontece, e você está ajudando outros a entrarem em contato com a sua própria verdade.”

Artigo de discoverhealing.com

Scroll to Top